Apr 19, 2008

A criação do mundo


Esse é o titulo de um dos meus livros favoritos, escrito por Miguel Torga. É uma espécie de autobiografia que começa com as circunstâncias em que ele (então o pequeno Adolfo Rocha) foi, por razões financeiras, forçado a abandonar os pais e a sua pequenina aldeia de São Martinho de Anta (Agarez no livro) em Trás-os-Montes para tentar melhor sorte no Brasil. Eu não tive que ir para tão longe, mas de qualquer maneira tive que sair da Póvoa para a escola secundária. Esta casa foi onde o meu mundo começou. Aqui funcionou também no primeiro andar a “Loja do Américo” onde aos Domingos me empanturrava de amendoim, laranjada, e matraquilhos.
******
To loosely paraphrase the great writer Miguel Torga this house was where the world started for me. Here too was the local general store where on Sundays I stuffed myself with peanuts, orange soda, and played foosball (table soccer).
******
Aguarela, 37 x 27 cm